Você está em dúvida sobre como reduzir custos com energia elétrica? Em um mercado com tantos fornecedores de soluções em energia, são incontáveis os modelos de negócio ofertados simultaneamente aos consumidores de energia do país. As opções vão desde a autoprodução por instalação de placas solares em telhados, mas que exige alto investimento, como fazendas solares que garantem economia de até 20% mas que exigem sociedade ou associação jurídica com terceiros, indo até o Mercado Livre de Energia mas que se limitava às grandes empresas com mais de 500 kW de demanda contratada junto a distribuidora. Com a nova portaria da ANEEL, a partir de janeiro de 2024 qualquer consumidor de alta ou média tensão terá escolha de migrar: são os chamados consumidores varejistas.
Empresas de pequeno e médio porte que tenham qualquer demanda contratada, mesmo que inferior a 500 kW, poderão garantir até 40% de economia no seu custo mensal através da contratação de energia no Mercado Livre de Energia. Para isso, o consumidor precisará de uma comercializadora varejista para representá-lo neste mercado.
Mas hoje eu não tenho e nem preciso disso, certo?
No mercado cativo são as concessionárias locais que representam cada consumidor perante os órgãos reguladores como a CCEE. Elas efetuam tanto o serviço de infraestrutura de distribuição (TUSD) como a tarifa da energia necessária (TE). Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, o consumidor continua com o serviço de distribuição junto à concessionária local mas passa a comprar a sua energia de uma comercializadora ou geradora de energia de sua preferência.
Quem são os comercializadores varejistas?
São empresas especializadas e habilitadas na CCEE para vender energia e assumir toda responsabilidade energética e financeira do suprimento de pequenas e médias empresas consumidoras. Em outras palavras, são os fornecedores de energia do Mercado Livre de Energia.
O que isso significa?
O consumidor poderá aproveitar uma energia mais barata recebendo apenas uma única fatura do comercializador escolhido. Tudo isso sem burocracia de habilitação perante a CCEE, nem mesmo de pagamento de taxas ou encargos mensais vinculados ao Mercado Livre de Energia que afetariam seu preço mensal. É a garantia de um preço fixo e de economia constante!
Se sua empresa deseja reduzir custos e não decidiu ainda qual alternativa escolher, conte com a equipe da Infinity Energias | Gestão. Somos especialistas em aliar economia financeira e segurança contratual para que as condições de negócio em energia maximizem seus resultados de hoje e do futuro. Se a sua fatura de energia é de pelo menos R$ 10 mil reais por mês, você provavelmente já pode ser livre. Entre em contato conosco e faremos um estudo de viabilidade para a melhor solução em energia para sua empresa, sem qualquer compromisso.